Home / Cotia & Região / San José News tem “inclusão” como prioridade.

San José News tem “inclusão” como prioridade.

 

Pensando na inclusão e no conforto para seus leitores (e futuros ouvintes, também), as matérias do jornal virtual agora podem ser lidas e ouvidas

 

Por: Bruna Merighi

 

O San José News agora tem um novo parceiro: a startup Audima.

 

A partir de agora, todas as matérias publicadas pelo portal do jornal podem ser ouvidas com um simples toque no botão de “play”. Os ouvintes também possuem a opção de pausar, reduzir ou aumentar a velocidade da leitura.

Essa parceria se deu de acordo com a percepção da necessidade da inclusão. O último Censo do IBGE apontou que no Brasil vivem mais de 35 milhões de pessoas com baixa ou média visão, cerca de 47 milhões possuem presbiopia (mais conhecido como “vista cansada”), e mais – 10% da população do país é acometida pela dislexia (transtorno de aprendizagem, caracterizado pela dificuldade com a leitura).

Mas o dado mais alarmante ficou para o final: aproximadamente 56 milhões de brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais. Diante desse cenário, fazer essa parceria tecnológica com a Audima se tornou imprescindível, já que o produto da startup oferece praticidade, inclusão e conforto.

Além das funções já citadas, o recurso que lê os conteúdos por meio de inteligência artificial possui uma voz humanizada e agradável aos ouvintes e funciona em todos os navegadores e dispositivos (desktop e mobile).

Para Luiz Pedroza, co-fundador da Audima, “A palavra inclusão abraça mais pessoas, o áudio vai muito além do universo do deficiente visual – cerca de 35 milhões de brasileiros – e contempla também pessoas que têm outras dificuldades de leitura como um idoso ou até mesmo um analfabeto funcional – um a cada quatro brasileiros”.

A nova parceria, além de tudo, também reforça o apoio à Lei nº 13.146, chamada Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, possibilitando integração e alcance de novos públicos que passarão a ter acesso ao conteúdo publicado.

“Nós, do San José News, estamos sempre à procura de novidades. Queremos oferecer apenas o melhor para nossos leitores, clientes e, agora, ouvintes também. Temos que estar antenados. Buscamos pensar na inclusão em tudo que fazemos e por isso escolhemos fazer essa parceria com a Audima, que nos forneceu a estrutura necessária para dar mais esse passo”, afirma o sócio e Diretor do jornal virtual San José News, Rodrigo Rodrigues.

 

Check Also

Faculdades Rio Branco- Granja Vianna entregam qualidade de ensino próximo de casa

  Instituição busca se tornar ponto de referência na região e se aproximar da comunidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *